segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O papel da sustentabilidade nas organizações




Antigamente a sustentabilidade nas organizações era utilizada de maneira diferenciada, isto é, as empresas aderiram para se diferenciar dos seus concorrentes. Mas hoje em dia, a sustentabilidade passou a ser encarada como filosofia e sobrevivência organizacional para algumas empresas. Há de se preocupar com a questão do meio ambiente e não só pensar em maximizar lucros. Mas esta ação tem que ir além do pensar, é necessário colocar em prática para manter o sistema da organização além de ações sustentáveis para propagação para a sociedade.
        Antes de uma empresa ter o papel de sustentabilidade, há de ter um planejamento e muito estudo dos processos produtivos dela mesma e de seus fornecedores. Além disso, é necessário determinarem regras claras e aplicá-las na cultura da empresa para que todos os colaboradores sigam-na e não transforme em uma fonte interminável de problemas e despesas.
        Hoje em dia as empresas que não se adequar à nova realidade e as exigências de um mercado, estão cada vez mais fora dele, em que será devorada pela concorrência, além de não ter certo tipo de aprovação por parte de seus stakeholders, tendo assim, uma visão negativa da empresa. É importante que as empresas e os empresários tenham plena consciência de que aplicar a sustentabilidade como forma apenas de garantir um efeito de “marketing” passageiro é apenas um suicídio econômico da marca e a maledicência provocada pelo escândalo assim que essa intenção se tornar evidente para o mercado. Entender que não há espaços para oportunistas é a chave para ganhar credibilidade e garantir que a empresa tenha uma correta política de sustentabilidade em seu próprio “chão de fábrica”.

Barbara S. Sabbag

Um comentário:

  1. Além de tudo, é importante considerar o impacto da sustentabilidade sobre o relacionamentos com os stakeholders! A empresa ganha credibilidade e respeito dos públicos que se relacionam com ela.

    Por mais que seja obrigação das empresas, muitas delas deixam a desejar... o jeito é torcer para que o cenário mude.

    Belo post :)

    ResponderExcluir