Storytelling é um novo conceito de marketing que se refere a uma narrativa geralmente ligada à ficção que busca encantar e instigar os públicos de interesse de uma empresa acerca de determinada história, institucional ou mercadológica. A nova tendência é uma diferenciação que as empresas vêm utilizando para criar vínculos emocionais com os públicos, contando histórias a eles. Este discurso é considerado de melhor qualidade e é uma maneira de atrair a atenção do público pertencente a uma era tão dispersa e está sendo fortemente aplicado à comunicação interna.
Segundo estudo levantado pelo Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa (OCI) sobre a utilização do storytelling nas organizações, 54% dos casos em que é utilizado como estratégia de comunicação, ele surge num contexto de comunicação interna.
Um bom projeto de storytelling transmite os valores, crenças e estratégias da companhia de forma lúdica e compreensiva. Para isso, grandes empresas estão desenvolvendo roteiros completos para passar suas mensagens deforma inspiradora.
Um bom exemplo de material institucional baseado em storytelling para colaboradores é o vídeo elaborado pela Johnnie Walker. Confira abaixo:
Entretanto, é necessária uma dosagem cuidadosa no uso desta ferramenta, deve haver uma mensagem consistente a ser transmitida, caso contrário, o storytelling acaba sendo entendido apenas como a arte de ‘contar estórias’, (tradução fiel do termo), levando a comunicação à perda da credibilidade
Por Flávia Felix
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