domingo, 22 de maio de 2011

Comunicação 2.0 e a era da dialética


Já não é mais tendência – e sim um fato, que a comunicação tradicional, antes classificada pelo antigo modelo “emissor à receptor” deu lugar a uma comunicação mais interativa, sucinta e objetiva. É fácil notar também que há hoje uma mistura de papeis e um processo muito mais fluido.

Muito disso ocorreu devido aos avanços tecnológicos que, não só permitiram maior agilidade, como também criaram um cenário em que as possibilidades de canais para atingir os diversos públicos são tantas que às vezes é até difícil decidir.

Outra mudança importante decorrente deste novo cenário pode ser facilmente percebida nos indivíduos – ou públicos: antes havia maior passividade em relação à informação, muito por conta do volume ser muito menor. O desafio hoje deixou de ser informar e passou a ser decidir o que é prioridade, ou em quê nós, profissionais de comunicação, devemos focar para atingir nossos objetivos em relação aos públicos.

Segundo Carolina Frazon Terra, a comunicação digital é a expressão comunicacional derivada da internet ou da comunicação móvel e trabalha de forma dialética, permitindo a interação e a troca de papéis entre emissores e receptores e, quando falamos de comunicação interna, não podemos ignorar todos esses fatos e tendências, devemos ir ao encontro delas, usá-las de forma inovadora e eficiente.

É claro que isso deve ser feito embasado por pesquisa, e levando-se em conta o perfil do público, seus interesses e hábitos, mas a comunicação também deve ter um papel provocador, de trazer inovações e conteúdo relevante. Portanto o bom profissional de comunicação de hoje, mais do que falar, deve saber ouvir os seus públicos, identificar as tendências e aprender a usá-las de forma eficiente, alcançando assim os objetivos da organização.

Uma das melhores ferramentas para exemplificar o que é e como funciona a comunicação 2.0 é o Twitter, um serviço de microblog, cujo formato possibilita alta interatividade entre os usuários. O objetivo desse canal é criar relacionamentos, e nesse sentido é uma ferramenta em potencial a ser usada estrategicamente para fortalecer o relacionamento entre funcionários e organização.

Com mensagens curtas e objetivas, esse meio de comunicação pode ser usado também para divulgação de alguma nova campanha, uma atualização no site da empresa ou intranet, e até mesmo para criar curiosidade em torno de algum assunto corporativo ou motivar a participação em alguma campanha, além de ajudar a poupar o uso de e-mail corporativo para assuntos gerais.

No mundo empresarial, a nova tendência é o Yammer, que é bastante similar ao Twitter, mas limitado ao uso corporativo, ou seja, você só consegue seguir – e só pode ser seguido, por pessoas que utilizam o mesmo domínio de e-mail que você (@suaempresa.com.br, por exemplo).

Vale a pena conhecer e investir!


Por: Juliana Denardi

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