Ainda que ‘timidamente’, a comunicação interna vem provando às empresas a sua importância a cada dia. Mas, as mais evoluídas já entendem que mais do que simplesmente ter veículos de comunicação interna (jornais internos, murais, newsletters, tv interna, blogs, intranet) é preciso testar sua efetividade, por isso a tendência é que cada vez mais as empresas realizem pesquisas de comunicação interna.
Com a altíssima competitividade de talentos no mercado, até mesmo o funcionamento dos veículos internos pode ser um diferencial. Além disso, esses canais são responsáveis por realizar o ENDOBRANDING - difundir e contaminar os colaboradores com a visão, missão e valores da empresa, mantendo o time trabalhando em sintonia com os princípios organizacionais. Acontece que algumas vezes as funções de cada um destes veículos tendem a ficar confusas e sua verdadeira importância se perde, o que acaba tendo alguns impactos bastante negativos para a comunicação da empresa e interferindo no conceito da imagem corporativa com outros públicos.
Pensando nisso, uma empresa que preferiu manter-se em sigilo, realizou pela primeira vez em 11 anos uma pesquisa de efetividade da comunicação interna. Eles contam com um jornal mural, um boletim semanal online, uma intranet e um evento bimestral para compartilhamento de resultados. Além disso, têm uma política de incentivo à comunicação ‘interdepartamentos’ e faz envio de comunicados importantes por email. Felizmente, os resultados obtidos foram surpreendentes, de forma que 91,6% dos funcionários disseram estar satisfeitos com os veículos e com os conteúdos disponibilizados. E apontaram como ‘falha’ a velocidade das informações, uma vez que acabam ficando sabendo dos acontecimentos pelos corredores da empresa.
Esse cenário pode ser identificado como um desafio para a área de comunicação interna, mas por outro lado, é uma oportunidade para mostrar ao funcionário que ele é realmente ouvido pela organização, promovendo até mesmo, motivação.
Por Flávia Felix
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