terça-feira, 16 de agosto de 2011

No tempo da Responsabilidade Social, o que é Comunicação sustentável?

Esses dias eu estava lendo um artigo bem interessante do Márcio Mussarela no site da Você S/A sobre comunicação sustentável e decidi compartilhar o meu ponto de vista.  

Segundo o autor “... quando o conceito de sustentabilidade é somado à comunicação, temos uma comunicação que visa a resultados duradouros, independentemente do público.” Para mim, essa conceituação é genial, pois este é o nosso papel em Relações Públicas, principalmente na área de Comunicação interna: fazer com que as relações profissionais sejam perenes, que o discurso esteja alinhado com o da organização e que os colaboradores (ou funcionários – como preferirem) se sintam parte integrante da empresa.

Devemos usar a comunicação sustentável para conseguir dos colaboradores:
  • Tomada de decisão e solução de problemas;
  • Clima de trabalho positivo;
  • Engajamento;
  • Mudanças corporativas.


Além disto, temos que saber utilizar a comunicação interna sem esgotar ou prejudicar os recursos futuros, pois ser sustentável é “diminuir os impactos gerados pelas atividades humanas que podem prejudicar o meio ambiente”.

Para finalizar, o vídeo sobre “The story of Stuff” –  (A história das coisas). Ele é um pouco demorado, mas vale a pena para reflexão :

The story of Stuff


Postado por Aldreen Staff

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bem, legal!!! Gostei do vídeo, muito esclarecedor...Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. O problema é que é difícil enraizar uma nova forma de pensar, pois isso incui mudanças de hábito e quebras de paradigma!

    Mas o importante é investir no alinhamento do discurso com a ação para que o colaborador perceba que não é mera ladainha, para que ele encare essa mudança como duradoura e concreta.

    Nice :)

    ResponderExcluir