O serviço de terceirização é muito utilizado nas organizações que precisam tem a equipe enxuta. Com o aumento deste tipo de serviços qualificados como, tecnologia da informação, auditoria, assessoria de imprensa entre outros, muitas empresas, fornecedoras desse know-how, encontram dificuldades em manter o engajamento e o discurso alinhado daqueles que trabalham nos clientes, por exemplo.
A falta de vínculo desses profissionais com a cultura da empresa tem sido uma fonte de preocupação dos gestores e das equipes de comunicação. O receio não é à toa, pois esses funcionários chegam a passar até seis meses fora do escritório, como acontece em muitos casos, principalmente em consultorias internacionais como PWC, Ernest Young, KPMG. Segundo dados de uma pesquisa realizada entre os principais executivos da área, aproximadamente 70% do tempo dos profissionais é gasto fora das companhias.
Sendo assim, levando em consideração que essa tendência está diretamente ligada à comunicação interna, qual é o papel do RP em reverter a situação encontrada e conquistar o engajamento dos profissionais que levam suas rotinas fora das empresas em que atuam?
É primordial que no processo seletivo fique bem claro que o tempo do colaborador dentro da empresa será praticamente nulo e sua dedicação será total ao cliente que estará atendendo. Campanhas de relacionamento entre funcionários é uma boa pedida para conquistar o “laço corporativo”. Por exemplo, grupos de interesse, como acontece na Everis, que formou um grupo de corrida e outro para àqueles que preferem a música. Os encontros acontecem nos domingos e, além de promover a interação, grupos de interesse promovem a relação interpessoal entre os colegas de trabalho, o que ajuda bastante nos processos do dia a dia.
Por isso, é muito importante o papel da comunicação e do RH para entender a necessidade da organização em que atuam e estruturar projetos, campanhas que tragam aos “nômades empresariais” o conceito do “fazer parte”.
Por José Guilherme Florence
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