sexta-feira, 24 de junho de 2011

Como a comunicação contribui para programas de voluntariado de colaboradores?

Ainda que o termo SUSTENTABILIDADE tenha perdido espaço para INTERATIVIDADE, a questão social ainda é muito trabalhada dentro das empresas e a força exercida por algumas para que seus colaboradores realizem trabalho voluntário é uma tendência dessa década.
Já foi provado que empresas que incentivam seus funcionários a serem voluntários em entidades beneficentes da comunidade que cerca a empresa, apontam alguns benefícios. São eles:
1. Aumento de espírito de equipe.
2. Maior motivação e confiança para resolverem os problemas da empresa. (Depois que se convive com problemas irreversíveis, percebe-se que tudo na empresa é possível de se realizar).
3. Maior respeito e admiração pela empresa em que trabalham.

Pensando nisso, a Novartis Biociências, indústria farmacêutica suíça, implementou uma ‘Página do Voluntariado’ na sua intranet. Nela estão registradas todas as ações já realizadas pela empresa no seu principal programa de voluntariado, o Dia da Parceria com a Comunidade que leva os colaboradores para instituições próximas à sede da Empresa, e também alguns depoimentos enviados pelos funcionários sobre trabalhos realizados por conta própria. Esses depoimentos muitas vezes são insumos para pautas de outros veículos internos o que é encarado como positivo pelos colaboradores.

A área de Comunicação é responsável pela organização do eventos sociais, como no caso do Dia da Parceria com a Comunidade, e também pela publicação dos depoimentos. Sem o apoio desta área as atividades não são vistas pela organização e perdem sua efetividade. Além disso, a manipulação dessa informação em prol dos objetivos da empresa também é função da comunicação.
O colaborador, ao enxergar suas atividades nos veículos internos sente-se valorizado por aquela ação e tende a repeti-la. Com isso, além dos benefícios de produtividade e admiração, esse colaborador levará a imagem da organização para fora dela, favorecendo sua reputação.
Por isso, vale a pena mostrar para seus colaboradores e para o mercado que sua empresa sabe valorizar a sociedade em que ela está inserida.

Por Flávia Felix

Nenhum comentário:

Postar um comentário