quinta-feira, 14 de abril de 2011

É possível ter qualidade de vida no trabalho?


O assunto ‘qualidade de vida dos funcionários’ tem sido um tema bastante discutido por profissionais de comunicação interna, pois está aquém de ser uma tendência, o bem-estar dos colaboradores está diretamente relacionado ao engajamento, a produtividade e claro, ao lucro gerado para a empresa (pois não podemos esquecer que a sobrevivência da empresa depende de sua lucratividade).
Para o vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida – a ABQV – Alberto Ogato, qualidade de vida é a percepção que o funcionário tem em relação as suas próprias necessidades, as da empresa e as necessidades do mundo.
Assim, nós profissionais de comunicação, temos o papel de planejar ações que estejam voltadas para a desempenho do funcionário e que incentivem a relação interpessoal no ambiente de trabalho. Podemos criar programas baseados nos pilares de:
o    Saúde: diz respeito a saúde física do colaborador. Um bom exemplo é criar campanhas internas para engajar os colaboradores a praticar esportes ou até mesmo a implementação de uma academia na empresa, quem sabe?
o    Social: se refere às relações interpessoais (como já mencionei) e ao ambiente de trabalho. Assim, é necessário fazer ações em grupos como integração, braim storms e até aquele Happy Hour às sextas-feiras. Tudo isso, para a socialização do funcionário.
o    Intelectual: podemos considerar aqui como fazer o funcionário buscar o ‘Cérebro oxigenado’, aberto para mais informações. A empresa pode pensar em programas de incentivo à leitura, ou em atividade de reflexão como a yoga.
o    Profissional: por fim, ele é direcionado a relação funcionário –> ambiente de trabalho, como a forma de tratar pessoas, delegar poderes, compartilhar problemas e tarefas. Este pilar é o mais complexo entre todos, pois necessitamos de uma comunicação bem alinhada e clara com todos os funcionários, além de ter a equipe de liderança bem preparada para lidar com os seus subordinados e com o dia a dia do escritório.
Dados de uma pesquisa da Sociedade Americana de Designer de Interiores mostra que ter um ambiente de trabalho satisfatório é a terceira maior preocupação do funcionário (21%) ganhando forças parecidas com a preocupação com os benefícios e os bons salários.
Por fim, Eduardo Pellegrina – gerente de RH da Motorola – sintetiza a importância de investir na ‘felicidade’ do funcionário, em tempos que o mercado está super competitivo e a empresa que possui alguma dificuldade com seus colaboradores não se torna competitiva: "Quem investe em qualidade de vida do funcionário tem maior performance de fator humano, que gerará lucratividade à empresa", afirma.

Postado por Aldreen Staff.






segunda-feira, 4 de abril de 2011

Para que serve os famosos blogs do presidente?

Há pouco tempo, a principal tendência do mercado foi a inserção das empresas nas redes sociais. Hoje, isso já faz parte da realidade das organizações, que por sua vez, estão buscando maneiras de tornar a ferramenta eficiente para o seu negócio. Em muitos casos elas optaram por construir blogs para seus presidentes ou diretores. Como isso pode influenciar a comunicação?
O blog interno ou Blog do Presidente é uma das ferramentas de comunicação mais inovadoras do momento. Nele, usa-se a assinatura do presidente ou diretores para informar acontecimentos da empresa, notícias relevantes, tendências do mercado onde está inserida e outras informações. Esse canal pode ser enxergado como estratégico pela comunicação interna, já que, normalmente, é de fácil acesso de colaboradores e, se atualizado com conteúdo relevante e periodicamente, gera extrema confiabilidade.
A ferramenta em questão também auxilia no processo de aproximação dos colaboradores com a alta direção, o que gera o tão importante sentimento de PERTENCER, já que ele sente que a maior autoridade da organização gastou alguns minutos escrevendo para os colaboradores, mesmo que isso não aconteça na prática.
O colaborador costuma interagir com os posts, expondo seu ponto de vista com o envio de sugestões, levantamento de questões e novas idéias sobre a organização. Levando esse blog interno a tornar-se um excelente canal de diálogo entre a organização e seu público interno.
O presidente da TAM, comandante David Barioni, aderiu ao blog como meio de comunicação interna para os 24 mil funcionários da companhia aérea e em pouco tempo já notou uma mudança no comportamento destes, além de uma aproximação com a empresa: "Em menos de uma semana de vida, tivemos mais de 250 comentários. O fato interessante é a diversidade de assuntos. Há aqueles que pedem que o comandante visite seus departamentos, outros brincam com a performance do time do comandante (o São Paulo), há aqueles que enviam questões sobre o dia a dia da companhia. Enfim, o canal está se mostrando um
verdadeiro mosaico do pensamento dos funcionários em relação à companhia e seu presidente”.

Por Barbara S. Sabbag